O QUE DEVO FAZER PARA HERDAR A VIDA ETERNA?


Texto base: “Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?” (Mateus 19.16).

Introdução

Ao tomarmos conhecimento da Palavra de Deus percebemos que, no seu conjunto geral, ela trata da redenção da humanidade. Esta, por sua vez, é concretizada através da morte de Jesus na cruz do calvário, trazendo a reconciliação do homem com Deus (2 Co 5.18-19) e, como recompensa, a vida eterna (Jo 3.16).

1. Que é a Vida Eterna?

Primeiro, é um lugar onde não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Ap 21.4). Todo nosso sofrimento de hoje não existirá mais, e será transformado em uma glória jamais comparada (Rm 8.18).

Segundo, é um lugar totalmente puro e santo, pois lá não haverá nada que nos contamine (Ap 21.8, 21.27 e 22.15). Estaremos num corpo glorificado (1 Co 15.42-43; 47-49) e para sempre livres do pecado e da presença dele.

“A Bíblia dedica mais espaço para convencer as pessoas de que a vida eterna está disponível como um dom gratuito de Deus do que para descrever como a eternidade. A maioria das breves descrições da eternidade poderia ser classificada como “indicações”, uma vez que são usados termos e ideias da experiência presente para descrever aquilo que jamais poderemos compreender totalmente até que ali cheguemos. As “indicações” contidas nestas referências são aspectos de nosso futuro, se de fato aceitamos o dom gratuito da vida eterna que nos é oferecido por Cristo” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

2. O Que fazer para herdar a Vida Eterna?

Somente os salvos hão de herdar a vida eterna. E para sermos salvos precisamos confessar a Jesus como nosso único e suficiente salvador (Rm 10.9-10) e crer no nome do unigênito Filho de Deus (Jo 3.18).

Talvez o jovem rico de Mateus 19.16 pensasse que para herdar a vida eterna era necessário algum esforço humano. No entanto vários textos bíblicos refutam essa ideia. Paulo exorta em Efésios 2.9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. Romanos 3.24: “... sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”.

Graça significa favor imerecido, por isso nada do que fizermos poderá pagar essa maravilhosa dádiva que o Senhor nos concede. Só precisamos crer, nada mais além disso! As demais coisas acontecerão como fruto da salvação.

Conclusão

A Bíblia diz “... que [Deus] deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4). Que verdade? A de que Deus enviou Seu único Filho para morrer em nosso lugar, nos salvando do poder do pecado e da morte e, com isso, nos garantindo a vida eterna. E “esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Amém!


Johnatas Silva

Comentários

  1. Estarei ministrando essa mensagem amanhã, dia 19 de Janeiro de 2013, na Rede de Jovens da área 01 da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Amazonas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Deus abençoe você!

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Análise do Conto MAIBI de Alberto Rangel

Resumo da UNIDADE A do livro Fonética e Fonologia do Português Brasileiro